Home
Escolha

Componentes

Montagem

Água

Vegetação

Povoamento

Peixes

Alimentação

PH e N

Manutenção

Economia



 


Além de serem fundamentais na decoração do aquário, as plantas exercem algumas funções muito importantes na manutenção da qualidade da água, como na absorção do nitrato, fato que ajuda a evitar a proliferação excessiva de algas.

Sempre que for introduzir novas plantas no aquário, elas devem ser desinfetadas com uso do desinfetante especial para aquário, como já descrito no capítulo "Montagem". Como em um aquário equilibrado as plantas crescem constantemente, deve-se efetuar periodicamente a poda das partes com crescimento excessivo e a retirada das folhas velhas. As plantas do seu aquário também necessitam receber periodicamente um suprimento de nutrientes contido nos fertilizantes especiais às plantas de aquário, para seu desenvolvimento exuberante.

Conheça algumas plantas


O que pode e o que não pode:

- Plantar 1/3 de área do solo.

- Limpar quinzenalmente as algas impregnadas no vidro frontal.

- Deixe a luz ligada de 8 a 12 horas por dia. Isso é bom para os peixes e ótimo para as plantas.

- As plantas que possuem raízes não devem ser enterradas totalmente no solo (não sufoque a raiz).

- Algas marrons ou plantas amareladas indicam luz insuficiente ou pouco tempo de iluminação no aquário.

- Em geral, plantas que são compridas e não possuem raízes ficam melhores no aquário se plantadas em tufos (molhos).

- As plantas, em geral, não se adaptam bem à água salobra.

- Biótopo é o espaço vital para animais e vegetais, e você pode montar seu aquário observando o biótopo de determinadas regiões, habitando-o adequadamente.

- Você pode colocar plantas soltas no aquário, pois elas assimilam seus nutrientes pelas próprias folhas.

- Planta solta pode também ser colocada em aquário-hospital. Elas deixam o peixe doente mais tranqüilo, mas não a reutilize no aquário comunitário.

- Muita aeração é ruim para as plantas.

- O movimento de turbulência da água não significa necessariamente mais oxigênio para os peixes. E as plantas? Elas precisam de gás carbônico.

- Não coloque plantas de superfície no aquário, a luz queimará suas folhas.

- Nunca introduza um remédio em um aquário equilibrado e com muitas plantas, avalie sempre a gravidade da doença. O remédio mata a biologia existente. Só use em aquário-hospital.

- O remédio pode ficar impregnado em plantas e algas e isso pode matar intoxicado os peixes de fundo (cascudos, corydoras).

- Detritos acumulados no solo, quando não em excesso, não é sujeira. Restos de plantas ou algas também não são. Não se preocupe pois tudo faz parte do mundo aquático.

- Depois do aquário montado evite remanejar a decoração.

- Evite colocar plantas muito próximas do vidro. Isso deficulta a limpeza futura das algas.

- Algas e plantas disputam espaço no aquário. Um aquário com muitas plantas é pobre em algas, a recíproca é verdadeira.

- Não monte um aquário sem plantas. Ele traz problemas aos peixes. Um aquário sem plantas perde o equilíbrio muito rapidamente.

- Água verde no aquário significa algas verdes em suspensão. Esta água é ruim para a decoração do aquário, mas é ótima para os peixes e para a vida aquática.

- Cuidado com a água muito verde, pois se a iluminação do aquário tornar-se ineficiente, estas algas podem morrer e liberar grande quantidade de CO2, desequilibrando o ecossistema e envenenando os peixes.

- Não se preocupe muito com as plantas em aquários de peixes cutucadores de plantas. Periodicamente ponha plantas novas.

- Não trate as plantas como “matinho”. As plantas têm vida e devem ser bem tratadas. Cuide bem delas!