Home
Escolha

Componentes

Montagem

Água

Vegetação

Povoamento

Peixes

Alimentação

PH e N

Manutenção

Economia



 


A Escolha do Local

O local destinado à montagem não deve receber a luz solar direta ou mesmo ter muita claridade natural, para evitar a proliferação excessiva de algas.

Se o aquário a ser montado não tiver móvel próprio, deve-se verificar previamente a resistência do móvel que irá sustentá-lo. Além disso a superfície do móvel deve ser bem plana e nivelada. Colocando-se uma folha de isopor de 0,5 cm entre o móvel e o vidro do fundo do aquário.; 

É necessário possuir de 1 à 3 tomadas próximas para evitar o uso de "ts": Uma tomada para o (aquecedor), uma para a (iluminação) e uma para o compressor de ar.

 

A Montagem Passo a Passo

1) Após a colocação da folha de isopor, mencionada acima, entra a caixa de vidro e o móvel será feita a montagem do aquário, colocando-se as placas de filtragem biológica;

2) Espalhar o substrato no fundo, mantendo uma inclinação de trás para frente do aquário, (4 cm de cascalho na frente e o restante aproximadamente 6 à 7 cm atrás), acomodar a parte decorativa composta por pedras e troncos e instalar os equipamentos como filtro externo, termostato, aquecedor e termômetro, ligando-os somente quando o aquário estiver com água.

3) Colocar água até cerca de 3/4 do volume total, despejando sobre uma pedra decorativa ou sobre um prato colocado sobre o substrato, para não revolver o fundo;

4) Tratamento da água: Primeiro testar a água da torneira para verificar a possível presença de cloro, utilizando um teste de cloroO cloro é um produto utilizado no tratamento da água de consumo doméstico, mas que pode ser fatal para os peixes. Caso o teste indique a presença de cloro, aplica-se um anticloro.

Para um tratamento mais eficiente e abrangente, usa-se um condicionador de água mais completo que atua na otimização da qualidade da água pois, além de eliminar o cloro, age sobre a amônia, que é um gás tóxico aos peixes, e também neutraliza substâncias poluentes como os metais pesados. O condicionador de água atua ainda como uma verdadeira capa de proteção para os peixes, pois seus componentes protegem o corpo de eventuais alterações na qualidade da água e de possíveis efeitos danosos quando os peixes são submetidos a algum estresse, como durante o transporte.

5) Antes de introduzir as plantas, retirar as folhas velhas, além de tratá-las com um desinfetante especial para aquários,  este produto evita a introdução no aquário de organismos indesejáveis causadores de doenças ou de infestações, como no caso de caramujos.

6) Completar o nível de água até cerca de 2cm da borda, colocar a tampa de vidro, ligar os equipamentos e instalar a luminária. 

Como o equilíbrio biológico da água do aquário só é alcançado com uma população adequada de microorganismos necessários à filtragem biológica, recomenda-se um intervalo de pelo menos 3 dias entre a montagem e o povoamento.