Home
Escolha

Componentes

Montagem

Água

Vegetação

Povoamento

Peixes

Alimentação

PH e N

Manutenção

Economia



 


O Formato do Aquário

Existe no mercado, a disposição dos interessados, uma grande variedade de aquários, confeccionados em diferentes formatos.

Como regra geral os aquários retangulares são a melhor opção, pois apresentam as seguintes vantagens sobre os outros modelos:

1. Maior superfície de água em contato com o ar, permitindo uma melhor troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico;

2. Melhor visualização do interior do aquário;

3. Praticidade na instalação de equipamentos como luminárias, filtros e termostatos;

4. Facilidade na execução das tarefas de limpeza e manutenção.

O Tamanho do Aquário

A escolha do tamanho do aquário dependerá de fatores como espaço disponível, quantidade e tamanho de peixes que irão habitá-lo.

Como Calcular o Volume do Aquário

O volume do aquário pode ser calculado com facilidade a partir de suas dimensões. Basta multiplicar o comprimento pela largura e o resultado encontrado multiplicar pela altura. Todas as medidas em centímetros. O resultado é dividido por 1.000, encontramos assim o volume em litros.
.

Dimensões do aquário

Cálculo

Comprimento

80cm

80 x 40 = 3.200

Largura

40cm

3.200 x 50 = 160.000

Altura

50cm

160.000/1.000 = 160 litros


Deve-se diminuir em cerca de 15% o valor encontrado (multiplicando o resultado por 0,85), para descontar o espaço ocupado pela decoração e equipamentos, mais o volume da borda que não é ocupado pela água.  


O aquário deve ficar uma semana em funcionamento antes de receber seus habitantes. Depois disso, resta apenas fazer a escolha dos peixes. Para isso deve-se levar em conta seus hábitos particulares e as exigências de cada um, no que diz respeito à qualidade de água e à sua alimentação. Quanto ao número de peixes, é muito difícil estabelecer valores fixos, pois isso pode variar conforme a espécie; por princípio, a cada 2cm de peixe deve corresponder 1 litro de água. Há uma outra regra que usa a relação da superfície de contato da água com o ar: essa regra consiste em deixar 75 cm² de superfície para cada 2.5 cm de peixe (excluindo a cauda). Para calcular quantos peixes de 2.5 cm o seu aquário pode acomodar multiplique o comprimento do aquário pela largura e divida o resultado por 75 cm². Esta regra só funciona pra peixes de até 15cm. É por isso que muitos aquaristas defendem a ideia de que o aquário deve ter mais largura que altura.